R. Inácio Luís da Costa, 2304 - Parque São Domingos São Paulo - SP, 05112-010

Outro ponto importante de um projeto é prever um bom espaço de circulação e o uso adequado da luz. Falta ou excesso de iluminação, uso de luz branca em locais que pedem cores mais quentes e instalação de lâmpadas inadequadas para o tipo de ambiente são erros comuns quando não se prevê um bom projeto de iluminação.

É comum a falta de informação sobre os procedimentos necessários para a execução de uma obra – desde a contratação dos profissionais envolvidos na elaboração dos projetos até a documentação necessária para se obter as devidas autorizações legais exigidas pelos órgãos públicos. Por isso, é importante buscar conhecimento antes de dar início a uma reforma ou construção. Confira um passo-a-passo que pode ajudar:

     - Contratação de profissionais habilitados e qualificados.
     - Elaboração do projeto arquitetônico.
     - Elaboração do projeto hidrossanitário e de prevenção de incêndios.
     - Emissão das ARTs no Crea por parte dos profissionais contratados.
     - Elaboração do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRSCC).
     - Solicitação do alvará de construção na prefeitura.
     - Execução dos projetos complementares e orçamento.
     - Matrícula CEI da obra na Receita Federal/INSS.
     - Execução da obra.
     - Solicitação do Habite-se na prefeitura.
     - Emissão do CND na Receita Federal/INSS.
     - Averbação do registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Confira ótimos projetos abaixo:

A maioria das pessoas tem dúvidas sobre quem chamar quando deseja construir, reformar ou decorar a sua casa. Por isso, vamos falar sobre os profissionais e suas funções e responsabilidades. 

Quando você deseja construir ou modificar a estrutura (criar ou retirar paredes, fechar ou colocar um telhado 

sobre área aberta, construir ou modificar uma escada, aumentar o peso sobre um piso – com uma banheira ou piscina por exemplo, deve contratar um ARQUITETO

Poderá também contratar um DESIGNER DE INTERIORES – quando a casa já existe e deseja modificações que podem mexer na estrutura do imóvel (neste caso o Designer deve, obrigatoriamente contratar ou ter na sua equipe um Arquiteto ou Engenheiro). 

O arquiteto ou o Designer terão em sua equipe ou poderão contratar, caso o projeto necessite, diversos outros profissionais, tais como: 

ARQUITETO - Responsável pelo projeto e supervisão de obras que envolvam criação ou modificação da estrutura do imóvel ou seu uso (no caso de inclusão de piscina em cobertura, por exemplo). 

DESIGNER DE INTERIORES – Que executa o projeto dos interiores da casa, levantando, junto ao cliente, as atividades exercidas em cada cômodo, necessidades especiais, desejos e gostos pessoais dos moradores, adequando-os aos ambientes criados. Ele especifica o mobiliário, cores, pontos de iluminação, peças elétricas, hidráulicas e sanitárias externas, desenho de gesso, todos os revestimentos, etc, considerando gosto, necessidades e exigências de segurança, conforto, funcionalidade e características técnicas dos produtos envolvidos. 

Não tem derrubada, acréscimo de paredes nem acréscimo de grandes pesos no piso ? O Designer de Interiores resolve ! 

TOPÓGRAFO – No caso de ser necessário levantar as condições de um terreno para criar/modificar uma edificação. 

ENGENHEIRO – Que executa os cálculos necessários para criar ou manter em segurança a estrutura de sua casa; faz /modifica o projeto elétrico de acordo com as necessidades do arquiteto e/ou designer de interiores; faz/modifica o projeto hidráulico de acordo com as necessidades do arquiteto e/ou designer de interiores 

PAISAGISTA -Que executa o projeto de paisagismo (jardins, iluminação externa, etc). Há também o DESIGNER DE AMBIENTES, profissional que une as atividades de designer de interiores e paisagista. 

LIGHTING DESIGNER - Que executa o projeto de iluminação dos ambientes. Pouco usado no Brasil para residências é um designer que se especializou no uso e efeitos da luz nos ambientes internos/externos. 

DESENHISTA PROJETISTA -Desenvolve os detalhes de projetos, elabora plantas de arquitetura, esquemas de sistemas elétricos e diagramas de construção, fabricação e instalação de equipamentos, estruturas, componentes, etc. Ao lado de arquitetos, designers e engenheiros, ele executa estas atividades manualmente ou usando softwares específicos para desenho (CAD, softwares 3D, etc), criando perspectivas, conferindo cotas e informações descritivas, efetuando as mudanças necessárias, etc. 

EMPREITEIRO e/ou MESTRE DE OBRAS e/ou ENCARREGADO DE OBRAS - Profissional contratado para fornecer e supervisionar o trabalho de toda a mão-de-obra envolvida na execução do projeto. O mestre de obras ou encarregado pode ser contratado pelo arquiteto ou designer em obras de pequeno porte. Em obras de grande porte o empreiteiro poderá ter o mestre de obras para lhe ajudar na supervisão do trabalho. 
A necessidade ou não de todos estes profissionais depende da complexidade do projeto: Quanto menos complexo mais “enxuta” a lista de profissionais envolvidos. O importante é que o profissional responsável (aquele que vc chamou lá no início) seja capaz de definir os profissionais que devem ser chamados assim que compreender o que vc deseja que seja feito, pois o ideal é que todos eles participem do projeto. 

ELETRICISTA, ENCANADOR, PEDREIRO, CARPINTEIRO, ARMADOR, SERRALHEIRO, GESSEIRO, PINTOR, JARDINEIRO – São os valiosos profissionais que executam os projetos elaborados pelos profissionais acima, de acordo com suas especificações. 
Não se assuste! Falamos sobre quase todos os possíveis envolvidos em uma construção, que pode ser de um prédio, por exemplo. Para decorar a sua sala pode ser que você precise somente de um Designer de Interiores e um pintor, se não for modificar pontos de elétrica ou gesso.